Depois da vitória de Max Verstappen na Hungria, a fórmula 1 volta as pistas com a décima segunda etapa na Bélgica.
O circuito de Spa Francorchamps é um autódromo belga localizado nos arredores das cidades de Spa, Stavelot e Malmedy na província de Liege. Foi inaugurado em 1921.
Tem capacidade para 70 mil pessoas, licença grau 1 da FIA, 4.352 mts, corre no sentido fuso horário com 20 curvas. Spa hospeda vários outros eventos incluindo às 24 hs de Spa, Mundial de Endurance 6 hs e é também a sede da Uniroyal Fun Cup 25 hs Spa, uma das corridas motorizadas mais longas do mundo.
A área de Spa costuma ser chuvosa ou ter temperaturas baixas. Spa é famosa pelas curvas Raidillon e Eau Rouge melhorando a velocidade média do circuito.
A Eau Rouge é a mais famosa e na opinião dos pilotos a mais traiçoeira, difícil e prazerosa do automobilismo. É feita com o pé embaixo. Por ser um "S" de alta antecedido por uma generosa descida, ela é a única no qual o grande desafio é a Força G Vertical e não lateral.
Segundo os pilotos na "Eau Rouge não consegue se ver o horizonte, é um ponto cego em alta velocidade. Além de perigosa ela é vital para uma volta rápida. A Eau Rouge é crucial em Spa".
Perigosa, ela foi palco de 6 grandes acidentes nos últimos 5 anos incluindo os pilotos: Kevin Magnussen (F1 2016); Pietro Fittipaldi (Wec 2018); Matevos Isaakyan (Wec 2018); J.M.Correa, Giuliano Alesi e Anthoine Hubert (F2 2019); Davide Rigon, Jack Aitken, Frank Perera e Kevin Estress (24 hs Spa 2021); Abbie Eaton, Sarah Moore, Belen Garcia, Ayla Agren, Beitske Visser e Fabienne Wohlwend (W series 2021).
No mundial de pilotos Max Verstappen segue líder com 281 pts. Em 2° Sérgio Perez com 171 pts. Em 3° Fernando Alonso com 139 pts.
Fotos: Eau Rouge prazerosa e perigosa feita com o pé embaixo - divulgação
Comments